Notícias de uma Guerra Particular é um
documentário brasileiro de 1999, produzido pelo cineasta João Moreira Salles e
pela produtora Kátia Lund. O documentário retrata o cotidiano dos traficantes e
moradores da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Resultado de dois anos
(1997 - 1998) de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao trafico de
entorpecentes, com moradores que vislumbram esta rotina de perto e policiais, o
documentário traça um paralelo entre as falas de moradores, dos traficantes e
da polícia, colocando todos no mesmo patamar de envolvimento em uma guerra que
não é uma "guerra civil", mas uma "guerra particular".
O título do documentário de Salles é
encontrado no conteúdo de uma das entrevistas; na fala do ex-capitão do BOPE,
Rodrigo Pimentel. Outras falas importantes presentes nas entrevistas denunciam
o apartheid social em que se encontra a população do Rio de Janeiro, como de
uma autoridade de segurança pública: "(...)a polícia precisa ser corrupta
e violenta, nós fazemos a segurança do Estado, (...) temos que manter os
excluídos sob controle. Vivemos numa sociedade injusta e a polícia garante essa
sociedade injusta (...)"
Gwen Cummings (Sandra Bullock) uma escritora que leva sua vida de forma
selvagem. Saltando de festa em festa, as coisas começam a mudar quando ela,
bêbada, rouba a limusine no meio do casamento de sua irmã e bate com o carro
numa casa. Encaminhada para um período de 28 dias numa clínica de reabilitação
para dependentes de álcool, Gwen tem que aprender a vida num lugar onde as
regras são rígidas e têm que ser cumpridas.
Em Los Angeles, Ben Sanderson (Nicolas Cage) é um alcoólatra que, após
ter sido demitido da produção de um filme, decide dirigir até Las Vegas, onde
planeja beber até morrer. Lá conhece Sera (Elisabeth Shue), uma prostituta que
também morou em Los Angeles, por quem se apaixona. Ele acaba indo morar na casa
dela, sendo que ela respeita o fato dele ser alcoólatra e ele respeita seu modo
de ganhar a vida. No entanto, a deterioração dele entrou em um processo
irreversível.
Baby
(Glória Pires) vive sozinha no apartamento que herdou da mãe. Ela dá aulas de
violão para alguns alunos e vive em atrito com as irmãs. Quando o músico Max
(Paulo Miklos) se muda para o apartamento vizinho, Baby vê nele a grande chance
de voltar à vida. Para que o romance dê certo ela está disposta a enfrentar
qualquer ameaça, inclusive seu vício compulsivo por fumar.
João
Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio
de Janeiro. Filho de um diretor do extinto Banco Nacional, ele cresceu no
Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios, tendo amigos entre as
famílias mais influentes da cidade. Carismático e popular, João viveu
intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conheceu o universo das drogas,
mesmo sem jamais pisar numa favela. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas
do Rio de Janeiro, sendo preso em 1995. A partir de então passou a frequentar o
cotidiano do sistema carcerário brasileiro.
Alice
Green (Meg Ryan), a mulher de Michael Green (Andy Garcia), um piloto de avião,
torna-se uma alcoólatra que necessita ser internada para tratamento. Como consequência,
Michael, Jessica Green (Tina Majorino) e Casey Green (Mae Whitman), suas duas
pequenas filhas, são atingidos e seu casamento corre o risco de terminar.
O
filme retrata a vida do compositor e cantor Cazuza desde quando começou a
carreira, atuando na peça Paraquedas do Coração, no Circo Voador, o sucesso com
o Barão Vermelho e sua carreira solo até sua morte em 1990, em decorrência de
complicações causadas pela AIDS.
Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um
desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa
mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e
incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it
forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras
pessoas. Surpreendentemente, a ideia funciona, ajudando o próprio Eugene a se
desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen
Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.
Bicho de Sete Cabeças é um filme de drama
brasileiro de 2001 dirigido por Laís Bodanzky e com roteiro de Luiz Bolognesi
baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, Canto dos
Malditos. O filme foi realizado com a parceria entre as produtoras brasileiras
Buriti Filmes, Dezenove Som e Imagens Produções Ltda. e Gullane Filmes com a
participação da brasileira Rio Filme Distribuidora e da italiana Fabrica Cinema
e teve grandes nomes no elenco como Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cássia
Kiss.
O filme conta a história de Neto, um jovem
que é internado em um hospital psiquiátrico, após seu pai descobrir um cigarro
de maconha em seu casaco. Lá, Neto é submetido a situações abusivas. O filme
além de abordar a questão dos abusos feitos pelos hospitais psiquiátricos,
também aborda a questão das drogas e a relação entre pai e filho.
Bicho de Sete Cabeças foi amplamente aclamado
de um modo geral, recebendo vários prêmios e indicações, dentre eles, o Prêmio
Qualidade Brasil, o Grande Prêmio Cinema Brasil, e o Troféu APCA de
"Melhor Filme", além de ser o filme mais premiado do Festival de Brasília
e do Festival do Recife. O filme abriu portas para uma nova maneira de pensar
sobre as instituições psiquiátricas no Brasil e em torno disso foi aprovada
pelo Congresso Nacional, uma lei que proíbe a construção dessas instituições.
Audrey
Burke (Halle Berry) está em choque com a notícia que acaba de receber: Brian
(David Duchovny), seu marido, foi morto em um ato de violência o qual ele não
tinha qualquer ligação. Audrey agora sente-se perdida e, por impulso, recorre a
Jerry Sunborne (Benicio Del Toro), um amigo de infância do marido que é também
viciado em drogas. Desesperada para preencher o vazio em sua vida que existe
desde a morte de Brian, Audrey convida Jerry para morar no quarto anexo à
garagem da família. Jerry atualmente está lutando para evitar as drogas e vê
nesta oportunidade a chance de se recuperar de vez, já que passa a agir como se
fosse o substituo de Brian na vida de Audrey e seus filhos.
Adaptado do premiado romance de William
Kennedy, "Ironweed" tem como protagonista Francis Phelan (Jack
Nicholson), um homem destruído pelo passado. Sua companheira, Helen (Meryl
Streep), com quem vive há nove anos, foi uma cantora de rádio. Os dois são
sombras, quase fantasmas, sem esperança, sem lar e sem dinheiro. Ambos vão para
Albany, a cidade onde, vinte e dois anos antes, a vida de Francis foi
destruída. Lá convivem com outros vagabundos e são mantidos por uma comunidade
religiosa, que fornece alimento aos desamparados nos anos negros da depressão.
Vinte e dois anos antes, Francis deixou seu
filho menor, um bebê, cair no chão. Por vinte e dois anos ele tem convivido com
o sentimento de culpa e a dor, levando uma vida sem sentido, totalmente
obscurecida pela tragédia que ele nunca quis aceitar.
"Ironweed" é a história da
descoberta e aceitação de Francis e Helen de si mesmos, de quem eles eram e em
quem se tornaram. Separadamente eles encontram suas respostas. Num filme
repleto de tragédia, humanidade e esperança renovada, Jack Nicholson e Meryl
Streep criaram dois personagens comoventes e inesquecíveis.
Cantora americana de ópera viaja com seu filho adolescente Joe para uma
longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a
descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína.
Seu desespero em ajudar a curar seu filho resulta numa relação incestuosa entre
eles e, além disso, na possibilidade de um reencontro dele com seu pai
verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.
Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino Moreno)
vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua amiga
Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas, retirando
espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a regras rígidas.
As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson Guerrero) e as
festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de descobrir que está
grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida. Decidida a melhorar de
vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a oferta de um
conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.
Em 1932 Ray Charles (Jamie Foxx) nasce em
Albany, uma pequena e pobre cidade do estado da Georgia. Ray fica cego aos 7
anos, logo após testemunhar a morte acidental de seu irmão mais novo. Inspirado
por uma dedicada mãe independente, que insiste que ele deve fazer seu próprio
caminho no mundo, Ray encontrou seu dom em um teclado de piano. Fazendo um
circuito através do sudeste, ele ganha reputação. Sua fama explode mundialmente
quando, pioneiramente, incorpora o gospel, country e jazz, gerando um estilo
inimitável. Ao revolucionar o modo como as pessoas apreciam música, ele
simultaneamente luta conta a segregação racial em casas noturnas que o lançaram
como artista. Mas sua vida não está marcada só por conquistas, pois sua vida
pessoal e profissional é afetada ao se tornar um viciado em heroína.
Requiem
for a Dream (''Réquiem para um Sonho'' (título no Brasil) ou ''A Vida Não É um
Sonho'' (título em Portugal)) é um filme estadunidense de 2000, do gênero
drama, dirigido por Darren Aronofsky. O roteiro é uma adaptação de um livro de
mesmo nome escrito por Hubert Selby Jr. e publicado em 1978. A obra estrelou
Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly e Marlon Wayans, e Burstyn foi
indicada para o Óscar 2001 de Melhor Atriz por sua atuação.
O
filme descreve diferentes formas de vícios, conduzindo os personagens ao
aprisionamento em um mundo ideal, que é então tomado e devastado pela
realidade.
Em Nova York, um jovem (Leonardo DiCaprio) é um promissor jogador de
basquete, mas logo se afunda no submundo das drogas e, para manter o seu vício,
ele rouba e se prostitui.
O
filme apresenta a trajetória do ex-biologista da Brown & Williamson Jeffrey
Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o
convenceu a falar em público sobre os males que as empresas de tabaco sabem que
colocam em seus produtos para viciarem os usuários. Baseado na história real de
1994, em que um executivo da indústria do tabaco deu entrevista polêmica ao
programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS.
Relata
o tráfico de drogas do ponto de vista do produtor ao consumidor, usando três
diferentes histórias que acabam por se intersectar num fim comum. As histórias
são ainda filmadas sob diferentes espectros de luz, como o azul e o amarelo
torrado. Numa delas, um ministro da Suprema Corte América, nomeado como chefe
do departamento de combate ao tráfico, descobre que sua filha é viciada em
drogas.
Em outra história,
uma esposa assume o comando do cartel do trafico depois que seu marido é preso.
A terceira história relata os conflitos entre chefes do trafico e um policial
na fronteira do Texas (Estados Unidos) com o México.
Documentário oficial da Copa do Mundo de 1994, na qual o Brasil
tornou-se tetracampeão. Além dos jogos, conhecemos culturas dos países
envolvidos, imagens de bastidores das partidas e muitas outras curiosidades.
O
principal cenário é o Blue Note, na Paris de 1959. Nele apresenta-se Dale
Turner um grande saxofonista americano, personagem interpretado por outro
grande saxofonista na vida real, Dexter Gordon. Um parisiense, Francis Borler
(François Cluzet), apaixonado por jazz, por não ter dinheiro suficiente para frequentar
o Blue Note, passa a ouvir as apresentações na rua, pelo som vindo do tubo de
ar condicionado. Borler acaba por envolver-se com Turner devido à dependência
deste com drogas e álcool. Tornam-se amigos até o momento final, no qual Borler
o acompanha, de volta à América.
O
"Senhor das moscas" é um livro escrito por William Golding, vencedor
do Prêmio Nobel em 1983. Foi adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook. É
um dos mais expressivos estudos da natureza humana, contendo importantes
reflexões sobre a civilização e o seu papel na formação do ser humano. A história, muito
conhecida, é sobre um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, se veem
sozinhos em um ilha deserta no Pacífico, sem a presença de um adulto. Embora a
premissa pareça simples, o filme faz uma análise profunda do caráter humano e
da relação entre o homem e sociedade.