Orientadora Social

CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/90 - ECA fundamentada na Doutrina da Proteção Integral define para efeito legal como criança a pessoa até doze anos incompleto e adolescente aquela entre doze e dezoito anos incompletos, considerados cidadãos detentores de direitos e em condição peculiar de desenvolvimento.
            O ECA traduz um conjunto de medidas que são aplicadas mediante a autoria de ato infracional. Para crianças, cabe ao Conselho Tutelar as providências e encaminhamentos, aplicando as medidas de proteção. Para adolescentes, após ser efetuado encaminhamento ao Ministério Público, a quem compete conceder remissão ou representar para a instauração de processo judicial, será aplicada a medida socioeducativa mais adequada, pelo Juiz da Infância e da Juventude.
 Portanto, quando o adolescente comete ato infracional, após processo judicial, ele será passível de receber uma medida sócio educativa prevista no ECA, traduzindo em uma verdadeira convocação à responsabilidade.


MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

As medidas socioeducativas serão aplicadas a adolescentes autores de ato infracional, pelo Juiz da Infância e da Juventude nas várias situações, considerando: a gravidade da situação, o grau de participação e as circunstâncias em que ocorreu o ato; sua personalidade, a capacidade física e psicológica para cumprir a medida e as oportunidades de reflexão sobre seu comportamento visando mudança de atitude.  Todo procedimento tem participação obrigatória e fiscalização do Ministério Público.

São medidas socioeducativas (Art. 112 - ECA): advertência;
● Obrigação de reparar o dano;
● Prestação de serviços à comunidade;
● Liberdade assistida;
● Inserção em regime de semiliberdade;
● Internação em estabelecimento educacional;
● Qualquer uma das previstas no art. 101, l a VI.



ATO INFRACIONAL


Art. 103. Considera-se Ato Infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal.

Conceito de Crime: O Crime é um fato típico e antijurídico.
Agente – Ação ou Omissão (Dolosa ou Culposa)
Fato Típico = estar previsto na norma penal como crime = descrição de fato criminoso, feita pela Lei.
Relação de causalidade = relação entre a causa e efeito = Tipicidade = antijurídico.

FATO TÍPICO: Conduta = ação ou omissão.
Resultado = inerente à maioria dos crimes.
Relação de causa e efeito entre a conduta e o resultado = relação de causalidade.
Tipicidade = descrição do fato criminoso pela Lei = tipo ou fato típico.

ANTIJURIDICIDADE: Significa que o fato, para ser crime, além de típico, deve também ser ilícito, contrário ao Direito. Pode ser que exista uma causa que justifique o fato, embora típico, deixa de ser crime, por não ser antijurídico, como por exemplo, quando alguém pratica um fato típico, mas em estado de necessidade ou em legítima defesa (ver excludente de ilicitude).
No caso do art. 103, embora a prática do ato seja descrita como criminosa, o fato de não existir a culpa, em razão da imputabilidade penal, a qual somente se inicia aos 18 anos, não será aplicada a pena às crianças e adolescentes, mas 2 apenas medidas socioeducativas. Dessa forma, a conduta delituosa da criança ou adolescente será denominada tecnicamente de ato infracional, abrangendo tanto o crime como as contravenções penais, as quais constituem um elenco de infrações penais de menor porte, a critério do legislador e se encontram elencadas na Lei das Contravenções Penais.
A Contravenção Penal é o ato ilícito de menos importância que o crime, e que só acarreta a seu autor a pena de multa ou prisão simples.


PROGRAMAS DE LA E PSC


Liberdade Assistida – LA


O Programa visa o acompanhamento de execuções de medidas socioeducativas em meio aberto emitidas pelo Juizado da Infância e Juventude, no qual o município assume o gerenciamento da execução da Medida de Liberdade Assistida, sendo realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e por Orientadores Sociais.
Para o funcionamento do Programa é necessário uma Equipe de Orientadores Sociais, devidamente capacitados, que desenvolverão uma ação pedagógica, em conformidade com o Art. 119 - ECA, direcionada em quatro aspectos:

● Família: reforçar e/ou estabelecer vínculos familiares, através de uma relação de aceitação, colaboração e de corresponsabilidade no processo sócio - educativo;
● Escola: incentivar o retorno, a permanência e o sucesso escolar objetivando ampliar as perspectivas de vida;
● Vida profissional: estimular e/ou propiciar a habilitação profissional com vistas ao ingresso no mercado de trabalho;
● Comunidade: promover e fortalecer os laços comunitários, objetivando a sua reinserção social.

A equipe técnica do Programa participa, juntamente com o Orientador Social designado da Audiência de Homologação e encaminha o adolescente e sua família à Coordenação do Programa para que seja realizado um cadastro e a entrevista de acolhimento. Após o preenchimento do cadastro, a equipe técnica explana sobre a Medida Sócia Educativa, de Liberdade Assistida, como ela deverá acontecer, bem como as consequências do não cumprimento.
A equipe técnica elabora um Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento que garantirá a individualização da execução da medida socioeducativa, conjuntamente com o adolescente e sua família. O PIA deverá conter os objetivos e metas a serem alcançadas durante o cumprimento da medida, perspectivas de vida futura, de acordo com as necessidades e interesses do adolescente.
O acompanhamento técnico ocorre através de atendimentos individuais, familiares, grupais, visitas domiciliares e encaminhamentos necessários para a rede de atendimento no Município ou fora caso haja necessidade. Além dessas ações, os adolescentes participarão de oficinas socioeducativas: Xadrez, Artes, Reciclagem, Inclusão Digital, Dança de Rua (Street Dance), horticultura e outros, salvo aos adolescentes que estão trabalhando, que apresentarem um comprovante de trabalho.
Cabe ressaltar, que se o adolescente evadir do programa ou se mostrar desmotivado com a sua sócio educação, a equipe técnica realizará visita domiciliar ou lhe convocará para atendimento na busca de reinseri-lo novamente, caso contrário, será informado imediatamente, o Juizado da Infância e Juventude. No término da sua Liberdade Assistida uma entrevista de desligamento é realizada, momento que alguns pontos positivos do adolescente são reforçados e estimula-se a não reincidência em novos atos infracionais.


ORIENTADORES SOCIAIS


Os Orientadores Sociais tem a função de auxiliar no acompanhamento e orientação do adolescente e sua família, de forma sistemática, mobilizando-os e contribuindo para inseri-los, quando necessário, em programas sócios assistenciais e outras políticas públicas; supervisionando a frequência e aproveitamento escolar e fornecendo informações, através de um relatório acerca do cumprimento da medida e monitoramento dos encaminhamentos realizados.
Os Orientadores Sociais precisam estar qualificados para o desempenho de suas atribuições e serem supervisionados semanalmente pela equipe técnica do programa a fim de sanar dúvidas e estabelecer metas de trabalho. Mensalmente, os orientadores sociais elaboraram um relatório, supervisionados pela equipe técnica do programa, onde posteriormente é emitido cópia, ao Juizado da Infância e Juventude. Em caso de solicitação de audiência, a equipe técnica e o orientador social acompanharam o adolescente e redirecionaram o trabalho.

Responsabilidades do Orientador Social

·         Ser uma referência positiva para o adolescente e sua família;
·         Prestar um atendimento personalizado sistemático;
·         Apresentar relatórios mensais e avaliações periódicas, para o Juiz, atitudes, responsabilidades, situação escolar e familiar;
·         Ser uma figura de autoridade, capaz de negociar limites;
·         Contribuir para a superação dos obstáculos próprios da realidade em que o adolescente vive;
·         Compromisso com a causa.

Prestação de Serviço a Comunidade - PSC


A equipe técnica do Programa participa da Audiência de Homologação, no Juizado da Infância e Juventude, encaminhando o adolescente e sua família à Coordenação do Programa para que seja realizado um cadastro, a entrevista de acolhimento e para que o adolescente seja direcionado para um local, o qual cumprirá a sua PSC. Após o preenchimento do cadastro, a equipe técnica explana sobre a Medida Socioeducativa, de Prestação de Serviço à Comunidade, como ela deverá acontecer, bem como as consequências do não cumprimento. A equipe técnica elabora um Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento que garantirá a individualização da execução da medida socioeducativa, conjuntamente com o adolescente e sua família.



Capacitação promovida pela Promotora Cleonice Aires no Ministério Público de Passo Fundo com a Psicóloga Vera do CASE Passo Fundo.


 

Palestras em Escolas Estaduais e Municipais através do Projeto Fé na Prevenção que nasceu à partir dos trabalhos dos Orientadores sendo este Coordenado pelo Pastor Cidinei Nunes.



Equipe do Projeto Fé na Prevenção, comemoração pelo sucesso dos trabalhos de 2010.



Chá de Bebê idealizado pela Orientadora Salete para uma de suas adolescentes com apoio da Equipe e uma confraternização de finalização de mais um ano dos trabalhos.




 No Gabinete do Vereador José Eurides juntamente com Pt. Cidinei Nunes apresentando o Projeto Fé na Prevenção e solicitando apoio e audiência com Deputado Beto Albuquerque atual Secretário de Infra-estrutura e Logística do Estado do Rio Grande do Sul. 



 Apresentando o Projeto Fé na Prevenção e o de Formação Continuada em Redes ao Deputado Beto Albuquerque após sua passagem na vistoria das obras da Praça Santa Terezinha.



Entrevista com Gabriela Miranda no Diário da Manhã em Passo Fundo  - Projeto Fé na Prevenção.


Homenagem em agradecimento aos serviços prestados pelos Orientadores Sociais Voluntários no ano de 2010, pelo programa REPENSAR através da SEMCAS - Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo na Gestão de Adriano da Silva.


Informações:
http://www.pmpf.rs.gov.br/
http://www.pmpf.rs.gov.br/secao.php?p=1010&a=2&pm=49
http://www.passofundo.rs.gov.br/pagina_interna.php?t=19&c=5269&p=76&a=2&pm=
http://www.pmpf.rs.gov.br/pagina_interna.php?t=19&c=4591&p=1&a=1&pm=
http://www.passofundo.rs.gov.br/pagina_interna.php?t=19&c=5272&p=1&a=1&pm=