Justiça Restaurativa


A Justiça Restaurativa é um novo modelo de Justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A ética restaurativa é de inclusão e de responsabilidade social e promove o conceito de responsabilidade ativa. É essencial à aprendizagem da democracia participativa, ao fortalecer indivíduos e comunidades para que assumam o papel de pacificar seus próprios conflitos e interromper as cadeias de reverberação da violência.
O principal objetivo do procedimento restaurativo é o de conectar pessoas além dos rótulos de vítima, ofensor e testemunha; desenvolvendo ações construtivas que beneficiem a todos. Sua abordagem tem o foco nas necessidades determinantes e emergentes do conflito, de forma a aproximar e co-responsabilizar todos os participantes, com um plano de ações que visa restaurar laços sociais, compensar danos e gerar compromissos futuros mais harmônicos.
Seus valores fundamentais são: participação, respeito, honestidade, humildade, interconexão, responsabilidade, empoderamento e esperança. Estes valores distinguem a justiça restaurativa de outras abordagens mais tradicionais de justiça como resolução de conflitos, e se traduzem na prática do Círculo Restaurativo.

             Círculo Restaurativo

É um encontro entre pessoas diretamente envolvidas em uma situação de violência ou conflito, seus familiares, seus amigos e a comunidade. Este encontro, orientado por um coordenador, segue um roteiro pré-determinado, proporcionando um espaço seguro e protegido onde as pessoas podem abordar o problema e construir soluções para o futuro.
O procedimento como um todo se divide em três etapas: o pré-círculo (preparação para o encontro com os participantes); o círculo (realização do encontro propriamente dito) e o pós-círculo (acompanhamento). O Círculo não se destina a apontar culpados ou vítimas, nem a buscar o perdão e a reconciliação, mas a percepção de que nossas ações nos afetam e afetam aos outros, e que somos responsáveis por seus efeitos.

Práticas Restaurativas

As práticas restaurativas compreendem um conceito ampliado de justiça, e, assim, transcendem a aplicação meramente judicial de princípios e valores da Justiça Restaurativa. Além do campo da justiça institucional, as reflexões propostas pelo modelo Restaurativo permitem visualizar e reconfigurar à forma como atuamos nas atividades judicativas que exercemos quotidianamente, em nossos relacionamentos, nas instâncias informais de julgamentos, em ambientes como a família, escola ou trabalho.
Por isso, embora partindo do âmago do Sistema Jurídico e confrontando concretamente as práticas da Justiça Institucional, os princípios e métodos da Justiça Restaurativa podem ser estendidos aos mais diversos campos de aplicação, revelando grande potencial na resolução de conflitos e pacificação social.

            Trocando as lentes

Um dos principais autores sobre a Justiça Restaurativa, Howard Zehr, considera que o desafio de levar-se a efeito uma nova Justiça decorre de uma mudança de foco, mostrando como enxergamos o crime de modo distorcido em virtude de um paradigma disfuncional. 
O setor da Biblioteca, em especial, servirá para um estudo mais aprofundado, por conter artigos, pesquisas e textos relativos à Justiça Restaurativa e temas afins, além dos materiais didáticos e instrumentos operacionais utilizados nas capacitações e práticas do Projeto, disponíveis para download. Apesar disso, a título introdutório, apresentamos aqui alguns conteúdos e conceitos essenciais formulados por Howard Zehr, um dos principais precursores da Justiça Restaurativa principalmente a partir do seu livro "Trocando as Lentes".


Grupos de Práticas - Oficina de Pré-Círculo

1ª Turma de Imersão da Formação de Coordenadores 

Todos juntos ao Sol em homenagem à Justiça 21

Grande encontro nas dependências da Fase em Porto Alegre

Capacitação com Drº. Leoberto Brancher




http://www.ajuris.org.br/ajuris/
http://www.bullyingcyberbullying.com.br
http://www.justica21.org.br/
http://www.portoalegre.rs.gov.br/cmdca/
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/
http://www.fase.rs.gov.br/portal/index.php
http://www.justica21.org.br/interno.php?ativo=NOTICIAS&sub_ativo=1067&PHPSESSID=a809c473964ca2d1e7cd45a58fec