7 de mar. de 2012

Capacitação Saúde Mental Hospital Notre Dame


Hospital Notre Dame de Espumoso capacita gestores de 14 municípios


Um trabalho inédito no interior do Estado do Rio Grande do Sul iniciou na manhã desta segunda-feira, dia 05, em Espumoso. O Hospital Notre Dame São Sebastião, mantido pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, começou, oficialmente, a Capacitação em Saúde Mental e Dependência Química para enfermeiros, médicos, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e demais gestores de 14 Secretarias de Saúde e Assistência Social dos municípios da região do Alto do Botucaraí e Alto Jacuí.
O objetivo deste trabalho organizado e promovido pelo Hospital Notre Dame São Sebastião é o de organizar a rede de saúde mental dos municípios que utilizam os serviços de psiquiatria da entidade, explica a coordenadora da capacitação Ir Marli Fátima Auziliero. O hospital que já é referência no tratamento e atendimento de portadores de transtorno mental e dependência química está a caminho para se tornar referência a nível regional a partir da organização do serviço em rede com os municípios.
O administrador Rafael Scolari, lembrou ainda que o Hospital São Sebastião dedica 10% dos leitos da entidade para este serviço, que já está com seis anos de existência e muitos bons resultados. “Atendemos as exigências legais com a Unidade Psiquiátrica anexa ao Hospital São Sebastião. Com o trabalho agora iniciado e coordenado pelo assessor e psiquiatra doutor José Ribamar Fernandes Saraiva Junior, queremos ampliar e qualificar ainda mais nosso serviço!”, explicou.
A diretora dos Hospitais Notre Dame e Obras Assistências da Congregação de Nossa Senhora, irmã Silvania Ioner trouxe presente a missão das Irmãs Notre Dame no Brasil e que se dedicam nas áreas de educação, saúde e assistência social. “A valorização do ser humano, reconhecendo que todos são filhos de Deus, independente de sua condição, faz da vida a nossa missão. Por isso investimos e procuramos estar sempre em sintonia com as comunidades que atuamos. Mas, acredito que a prevenção ainda seja a melhor forma na busca de maior dignidade a estas pessoas”, ressaltou.
Rejane Mocinho, coordenadora do Setor de Regulação de Leitos da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde elogiou a iniciativa do Hospital Notre Dame São Sebastião, a mobilização dos municípios que utilizam os serviços de psiquiatria da entidade. “Pela iniciativa da capacitação ter partido do hospital é que acreditamos que a tendência é modificar a realidade das filas de espera da região. O trabalho em rede com os municípios fará toda diferencia para o bom funcionamento e aperfeiçoamento do sistema”, concluiu.
Fonte: http://saude.notredame.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário