27 de jun. de 2012

Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos


ABEAD – Opinião

“Ontem, 26 de junho foi” o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data marca um dia para reflexão do impacto causado por esse mal à sociedade, principalmente aos jovens.
Não é um dia para se comemorar, mas sim para refletir sobre as ações que estão sendo tomadas para que o problema, que em muitos casos se tornou uma epidemia em diversas cidades brasileiras – vide o crack e o oxi -, seja minimizado.
O UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) é a área responsável pela campanha mundial que está sendo encampada pela ONU. Tendo como tema "Ação Mundial por Comunidades Saudáveis Sem Drogas", a campanha pretende mobilizar a população para atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema.
Hoje a UNODC divulgou o Relatório Mundial sobre Drogas e o resultado apresentado não é nada animador: Ele mostra que aproximadamente 230 milhões de pessoas — 5% da população mundial adulta (entre 15 e 64 anos) — consumiram drogas pelo menos uma vez em 2010. Desse número de pessoas, 27 milhões são considerados usuários problemáticos – aqueles que possuem dependência ou distúrbios relacionados às drogas.
Outro dado alarmante do relatório aponta que aproximadamente uma em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas ilícitas.
Embora a ONU destaque que houve uma queda na produção de cocaína em todo o mundo, no Brasil houve um aumento no consumo da droga. Além disso, o relatório destaca que a produção e consumo de drogas sintéticas, como as anfetaminas, também teve crescimento.
Isso mostra que há muito trabalho pela frente e que é preciso unir forças para essa batalha, que não é fácil, mas que deve ser enfrentada com a contribuição de especialistas, educadores, pais e a mobilização de toda a população.

Joaquim Melo e Sabrina Pressman

Nenhum comentário:

Postar um comentário