14 de ago. de 2012

ESTUDO APONTA QUE ACUPUNTURA ALIVIA OS SINTOMAS DA ABSTINÊNCIA DE HEROÍNA



Especialista afirma que acupuntura ajuda a reduzir ansiedade e vontade de consumir droga ...

Um recente estudo concluiu que a acupuntura é efetivamente importante no alívio aos efeitos da abstinência e ansiedade associados à dependência de heroína. A pesquisa foi conduzida com um grupo de 60 homens viciados na droga. O estudo comparou o grupo controle com dois grupos de tratamento com acupuntura. O primeiro grupo recebeu acupuntura no acuponto denominado C7 (Shenmen), e o segundo grupo recebeu acupuntura no acuponto denominado CS6 (Neiguan). Em ambos, notou-se que a acupuntura foi eficaz no tratamento da dependência química da heroína.
“O uso da acupuntura nestes pontos estimula a redução da ansiedade e controla a fissura (ou craving, em inglês) que é a vontade intensa de consumir a droga”, explica o presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABA-RJ), Dr. Márcio De Luna, acupunturista há 28 anos. “Demonstrou-se, portanto, que a acupuntura é uma excelente opção para o tratamento complementar dos dependentes químicos”, completa Dr. Luna, também coordenador do curso de pós-graduação em acupuntura pelo Instituto Brasileiro de Medicina Tradicional Chinesa - IBMTC.

ACUPUNTURA COMO RECUPERAÇÃO

Recentemente, outro estudo realizado pela Universidade de Yale, nos EUA, apontou que ratos de laboratório viciados em cocaína também tiveram uma redução na dependência na droga. “Os pesquisadores notaram que a acupuntura foi capaz de reduzir a autoadministração da droga e, também, de estimular a liberação de dopamina em uma área do cérebro que inibe o comportamento aditivo à cocaína”, explica Dr. Luna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário